Umbuzeiro Online

Política,polícia,esporte,geral,cidades,brasil,mundo,

Perfis que ofenderam Miss Brasil em redes sociais são apagados, diz OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) identificou cinco perfis em redes sociais com mensagens ofensivas contra a cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no domingo (28). As contas foram apagadas ou bloqueadas horas depois de o presidente interino da OAB-CE, Ricardo Bacelar, pedir que o Ministério Público identifique e acuse os autores das frases por racismo. A OAB afirma que o fato de as mensagens terem sido apagadas não isenta os autores das mensagens do pedido de acusação.

Para Barcelar, as mensagens publicadas logo após Melissa receber o título de miss contêm discriminação contra os cearenses. "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem", diz outra; "Achei que no Ceará só tinha mulher feia", publica outro perfil.

As mensagens foram registradas pela OAB-CE e apresentadas ao Ministério Público. Com os registros, o presidente do órgão espera ter a identificação e punição dos autores.

Miss Ceará 2014 (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)

Miss Brasil 2014
(Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)

"Nós temos os prints [imagens obitidas da tela do computador] com os termos racistas. Com o poder de investigação do Ministério Público, é possível chegar às pessoas desses perfis, e então acusá-las", diz Barcelar. "É racismo e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz.

Melissa Gurgel, de 20 anos, foi eleita a Miss Brasil no sábado (27), em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação das 27 misses dos estados e do Distrito Federal.

Caso semelhante
Em maio deste ano, o MPF identificou e acusou internautas que postaram comentários considerados racistas contra os cearenses durante um acidente em Canindé, no interior do Ceará, que resultou na morte de 18 pessoas.

O MPF afirma ter identificado e coletado dezenas de comentários com insultos a nordestinos em portais de notícias. A conduta dos internautas foi investigada pelo procurador da República Edmac Lima Trigueiro, que obteve na Justiça a quebra do sigilo telemático dos usuários.

O caso poderá ser enquadrado como crime de racismo, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, assim como as mensagens contra Melissa Gurgel.

Miss Brasil
A cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita a mulher mais bonita do Brasil no último fim de semana, em concurso realizado com as misses dos 26 estados e Distrito Federal. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. A Miss Brasil 2014, prometeu representar bem o Brasil no Miss Universo e mostrar o "poder da mulher brasileira".

"Eu pretendo estudar muito, conhecer outras culturas, aproveitar essa oportunidade única de representar o nosso país lá fora e mostrar para o mundo o poder da mulher brasileira, mostrar nossos princípios e nossos valores", disse, logo após receber a faixa e coroa de Miss Brasil 2014. Ela recebeu a faixa de Miss Brasil e um carro no valor de R$ 40 mil, como premiação do 60º concurso Miss Brasil. Ela vai disputar agora o Miss Universo, que será realizado neste ano, nos Estados Unidos.

Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)

G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 30, 2014 por .
%d blogueiros gostam disto: